×

Canal Prisioneiro 84.901 relata histórias do cárcere em SP

Criado em março de 2021, o Canal Prisioneiro 84.901 conta com quase 5 mil inscritos no YouTube e traz relatos ocorridos na extinta Casa de Detenção de São Paulo, o Carandiru, e em outras unidades do sistema prisional do estado sob a ótica de Maurício Monteiro, ou Nenê, como é conhecido. Ele é um egresso do cárcere que passou mais de dez anos preso, quando viveu momentos de tensão, inusitados e até situações engraçadas.

Os vídeos não são nada rebuscados, coloridos ou com super edições; pelo contrário, são produções simples, mas vão direto ao ponto: histórias de verdade passadas dentro da cadeia em SP. Mais do que isso, a cada publicação Maurício Monteiro faz questão de reforçar o intuito com o canal: mostrar que o crime não compensa.

As postagens não seguem uma periodicidade, ou seja, podem ser diárias ou semanais, assim como o tempo de duração dos vídeos não é regular, mas quase sempre não ultrapassa os 15 minutos.

Os vídeos com maior número de visualizações são: Chegada na Dita (Casa de Detenção de SP) e Confusão no Pavilhão 9 refletindo no Pavilhão 8, ambas com 14 mil; Pavilhão 5 – parte 2, com 16 mil; e Pavilhão 1 – Hortolândia – Campinas, visto mais de 18 mil vezes.

Boa opção para quem gosta de histórias reais sobre o universo do cárcere, que se interessa por direitos humanos e quer tentar enxergar a violência sob outra perspectiva, diferente daquela proposta pela grande imprensa. “Existe o ponto de vista e a vista do ponto”, costuma dizer Nenê nas gravações.

Além do canal no YouTube, Maurício Monteiro é diretor executivo do Instituto Resgata Cidadão – IREC, que dá auxílio à população carcerária e aos egressos por meio de doações e outras ações de assistência. Acesse o canal Prisioneiro 84.901 clicando aqui.

Por Arilton Batista