×

Chef Aprendiz inicia 2024 com sua 15ª edição para desenvolver e capacitar jovens por meio da gastronomia

Primeira turma do ano tem início em fevereiro e terá 20 jovens formados, com oportunidades de entrevista e contratação ao final do curso

Jovens a partir de 17 anos podem iniciar o ano em um curso de capacitação e desenvolvimento humano através da gastronomia, com duração de cinco meses e possibilidade de uma vaga de trabalho ao final do processo.

O projeto Chef Aprendiz, ação de impacto socioeconômico que faz parte do Instituto Fadaris, vai iniciar a Edição Fraternidade em 20 de fevereiro e as aulas acontecerão na sede da ONG, no bairro de Santo Amaro, capital paulista. Para se inscrever, o jovem precisa entrar em contato por um dos canais descritos abaixo e a seleção é realizada através de entrevistas online.

O curso, que tem duração de cinco meses e aulas que acontecem às terças e quintas pela manhã, tem como base três eixos: mundo interno, mundo do trabalho e mundo da cozinha. São aproximadamente 40 oficinas teóricas e práticas em que cada eixo é aprofundado com a orientação de especialistas em diferentes áreas que não só a cozinha.

O eixo mundo interno aborda questões relacionadas à gestão emocional, autoconhecimento, apoio psicológico, dinâmicas psicoterapêuticas em grupo, declaração universal dos direitos humanos, além de serviços e políticas públicas que podem ser suporte para os participantes em diferentes questões de suas vidas.

Já o mundo do trabalho trata sobre educação financeira, preparo para entrevistas de emprego, elaboração de CV, carreira, sustentabilidade e outros temas relacionados ao universo profissional. E o mundo da cozinha, traz para os jovens técnicas básicas, história da gastronomia, nutrição, receitas práticas, legislação e conteúdos do Ensino Médio aplicado.

Durante o curso, os jovens participam de jantares beneficentes, organizados pelo Che Aprendiz, em parceria com restaurantes apoiadores do projeto, onde é possível vivenciar na prática todo o pré preparo, processo de trabalho e organização de uma cozinha profissional.

Ao final do curso, é realizada uma competição final, em que os jovens preparam um menu completo, com entrada, prato principal e sobremesa; são avaliados por uma banca de jurados, composta por renomados chefs e que possuem vagas de trabalho para oferecer aos recém-formados.

Está, que é a 15ª edição, tem como patrocinadores bronze Bauducco® e Instituto Bia Rabinovich. Desde 2015, quando iniciou, o projeto Chef Aprendiz já formou 209 jovens.

Serviço:
Edição Fraternidade Chef Aprendiz
Contato para inscrição: (11) 95787-2384 (whatsapp) ou pelo formulário no link:
https://forms.gle/B2HVUrvCj4ad9NZW7
Início das aulas: 20 de fevereiro
Local: Casa Chef Aprendiz – Rua da Fraternidade, 114 – Santo Amaro (SP)
Vagas: 20

Sobre o projeto Chef Aprendiz:
Atua desde 2015 em comunidades da capital paulista e já formou 209 jovens, o que gera um impacto em milhares de pessoas nas regiões de Paraisópolis, Campo Limpo, Glicério, Jd. Colombo, Valo Velho, Capão Redondo, Chuvisco, Liberdade, Vila Andrade, Americanópolis, Santo Amaro, entre outras regiões, incluindo cidades no entorno da capital paulista, como Embu das Artes. As quatro primeiras edições aconteceram com financiamento coletivo, e em 2019, o projeto passou a ser realizado com auxílio de leis de incentivo, como Proac e Promac, e aportes diretos também. Para saber mais, visite o site.

Sobre Fadaris:

O Fadaris – Instituto de Desenvolvimento, Educação e Cidadania, fundado por Beatriz Mansberger em 2015, tem como objetivo trabalhar o capital social e cultural das pessoas nas comunidades em que atua, mobilizando habilidades por meio de temas interessantes e estimulantes. Suas atividades visam colaborar para a ampliação da percepção de mundo dos participantes, incentivando o protagonismo por meio da arte e da cidadania.

Por Visarplan
Foto: Divulgação