×

Penha é a região com mais unidades de parcães na Zona Leste

Equipamentos são específicos para a socialização de pets; há sete na região da Subprefeitura Penha

Os quatro distritos sob jurisdição da subprefeitura Penha (Cangaíba, Vila Matilde, Artur Alvim e Penha de França) contam juntos com sete unidades de parcães, que são espaços apropriados para a socialização de pets, em especial dos cachorros, instalados pela prefeitura de São Paulo em parques e praças públicas em todas as regiões da cidade. A subprefeitura Penha é a que conta com mais unidades do equipamento na Zona Leste.

Os “parques para pets” são de acesso gratuito da população e oferecem aos animais e seus tutores área cercada para lazer, dando mais segurança e evitando desconforto ou perturbação aos demais frequentadores. São cerca de 180 parcães disponíveis em toda cidade, sendo 38 deles na zona leste.

Para instalar um parcão, a Prefeitura considera, sobretudo, a demanda da comunidade e o espaço mínimo de 25 metros quadrados. Além disso, o local deve oferecer visibilidade para garantir a segurança dos frequentadores. Para solicitar a instalação de um parcão, o munícipe deve fazer contato direto com a subprefeitura da região, preferencialmente por e-mail.

Parcães na região da Penha
Pç. Francisco Soto – Cidade Patriarca
Av. Dr. Bernardino Brito Fonseca de Carvalho, 1554 – Vila Talarico
Av. Padre Estanislau de Campos, 58 – Artur Alvim
Pç. Maria Lorecchio Basílio (Av. Tiquatira) – Vila Pierina
Pç. Dilva Gomes Martins – Artur Alvim
Pç. Luiz Moutinho – Vila Matilde
Pç. Comunidade Nossa Sra. do Alívio de Ituaçu  – Vila Centenário

Regras
Há algumas regras para frequentar os parcães que visam melhorar a experiência de tutores e pets, além de contribuir com a segurança de todos:

  • Recolhimento imediato das fezes;
  • Cães devem ter a carteira de vacinação em dia;
  • Os pets devem ser tratados com antipulgas;
  • Cães agressivos devem usar focinheira;
  • Cães devem estar com coleira e na guia.

Apesar de não contarem com áreas específicas para a socialização de pets, os animais de estimação são bem-vindos em todos os parques urbanos municipais, segundo a lei 13.131, de maio de 2001.

População de cães e gatos
A população de cães no Brasil é de 58,1 milhões, enquanto a de gatos é de 27,1 milhões, segundo o Censo Pet do Instituto Pet Brasil (IPB) de 2021. Em 2020, os lares brasileiros contavam com 55,9 milhões de cães, e 25,6 milhões de gatos.

Por Arilton Batista
Com informações da Secretaria Municipal de Subprefeitura de São Paulo.
Imagem: Sarahshowell (pixabay)