×

Reforma no CDC Jardim Jaú gera expectativa na comunidade

Futebol amador e projeto social devem ser retomados após a obra; prazo é de 90 dias para a conclusão

Vinte dias após publicação feita no Instagram oficial do vereador João Jorge anunciando a reforma para a instalação de gramado sintético no campo do Clube da Comunidade (CDC) Jardim Jaú, na Penha, uma obra teve início na última segunda-feira, 14, e uma placa com algumas informações sobre a intervenção foi fixada no local. Com prazo de 90 dias para a conclusão, o trabalho é feito pela empresa Mathesis Engenharia e Construção, contratada pela Subprefeitura Penha por R$1,9 mi.

O campo, que tem 94 anos, é usado para a realização de ação social dos Meninos do Morro, projeto feito por Wellington Cabeça, desde 2016, e que funciona como escolinha de futebol para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos moradores da comunidade do Morro da Fé. Sem fins lucrativos, a única contrapartida é o desempenho escolar dos participantes. O projeto, que antes da obra ocupava o campo duas vezes por semana, durante duas horas, de manhã e à tarde, passou a ser realizado no campo menor, de areia, que fica anexo ao campo principal.

O CDC Jardim Jaú é também utilizado por times amadores da região, que jogam aos sábados e domingos, além de receber e promover campeonatos e festivais de futebol. “A expectativa é grande com o começo dessa obra. A gente espera que seja cumprido o que foi passado para a comunidade do Jaú e da Penha. O gramado sintético vai valorizar nossa região e também os campeonatos”, comenta o fotógrafo Edson Piva, morador da Penha há 48 anos.

Demanda não chegou na Secretaria Municipal de Esportes

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) de São Paulo, responsável pelos Clubes da Comunidade (CDCs), já instalou, desde 2021, 27 gramados sintéticos em CDCs e prevê reformar mais cinco no decorrer do segundo semestre. Porém, nenhum deles é o Jaú. “Até o momento, não tem processo ou pedido de abertura para instalação de gramado sintético no CDC Jardim Jaú”, disse, em nota, a secretaria.

Já na página da Coordenadoria de Ações Municipais (CAM), disponível no site da Casa Civil da Prefeitura, até o último dia 25 de maio também não consta nenhuma solicitação de emenda à Lei Orçamentária Anual (LOA) feita por João Jorge com a finalidade de reforma do CDC Jardim Jaú.

Após nova publicação no Instagram feita no dia 14 de agosto, desta vez em cima de um trator no meio do campo de terra, João Jorge anunciou o começo da reforma do CDC. Na última terça-feira, 15, porém, membros da comunidade alegam não ter havido trabalho no local.

O blog tentou contato com o gabinete do vereador João Jorge, por e-mail, telefone e pelo Instagram, mas não teve retorno até o momento desta publicação. A Subprefeitura Penha também foi procurada para falar sobre os recursos para a obra e da contratação do serviço, já que está citada na placa de divulgação, mas também não houve retorno.

Por Arilton Batista