×

Justiça de SP libera a entrada das bandeiras de mastro nos estádios de futebol

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) decidiu, na última terça-feira (26), que as bandeiras de mastros podem voltar a fazer patê das festas das torcidas nos estádios de futebol em todo o estado. A entrada do artefato foi proibida nos estádios em 1996, após grave episódio de violência envolvendo torcedores do São Paulo e do Palmeiras, durante a final da Copa São Paulo daquele ano.

Com a decisão da justiça, reuniram-se para definir as regras, na última quinta-feira (28), representantes da Polícia Militar do Estado (PMSP) e líderes das principais torcidas organizadas da capital, como a Tricolor Independente, Macha Verde, Estopim da Fiel, Jovem do Santos e Pavilhão Nove. Caberá à PM fiscalizar o material, como a quantidade e tamanho das bandeiras, que dependerá da capacidade do setor onde fica a organizada.

Além disso, bandeiras e mastros serão registrados nominalmente aos membros da torcida organizada, com registro do CPF, de foto do responsável e numeração nos itens. A definição da data e a confirmação das diretrizes está a cargo do Comando do Choque da PM, o que deve ocorrer nos próximos dias. São Paulo é o único estado onde as bandeiras de mastros são proibidas nos estádios de futebol.

Por Arilton Batista
Com informações do Uol