Processo para adoção de praças é otimizado pela Prefeitura
O prazo, que antes era de até 120 dias para a conclusão, agora leva dez dias
Criado em 2017 pela Prefeitura de São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal das Subprefeituras, o programa Adote Uma Praça passou a contar, desde o último dia 22 de março, com um novo sistema para o acolhimento e a tratativa das solicitações de adoção de áreas verdes na capital. Agora, além de poder levar apenas dez dias para a conclusão – o que antes durava aproximadamente 120 -, o processo passou de manual para digital, inovando e modernizando a celebração do termos de Cooperação entre a prefeitura e a iniciativa privada (pessoa física ou jurídica).
A cidade de São Paulo conta, hoje, com aproximadamente 850 praças já adotadas por meio do programa e mais de 4 mil outras áreas distribuídas pelas 32 subprefeituras que ainda seguem disponíveis para adoção. A contrapartida oferecida pela Prefeitura aos parceiros é a possibilidade de instalar placas de identificação indicando quem é o responsável pela zeladoria daquele espaço, promovendo a publicidade e a valorização da marca. Para solicitar a adoção, o munícipe deve apresentar um projeto à prefeitura, que é analisado e aprovado pela subprefeitura local para que seja firmado, agora via sistema, o Termo de Cooperação.
O principal dever de quem adota uma praça ou área verde através do Programa Adote Uma Praça é realizar a manutenção do local, mantendo-o limpo e em perfeitas condições de uso para a comunidade. Mais informações sobre os critérios e como participar do programa estão disponíveis no portal do Adote Uma Praça (clique aqui).
Por redação