Liga de Escolas de Samba de São Paulo libera a entrada com alimentos no Sambódromo do Anhembi
Decisão foi tomada após recomendação da Defensoria Pública de SP e vale para ensaios e desfiles de carnaval
A Liga de Escolas de Samba de São Paulo (Liga SP) liberou o acesso do público com alimentos e água para consumo durante os ensaios e os desfiles de carnaval no Sambódromo do Anhembi, que acontecem nos dias 3 (Acesso 2), 9 e 10 (Especial), e 11 (Acesso 1) de fevereiro.
A decisão foi tomada após recomendação do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) da Defensoria Pública de SP, que questionou a proibição da entrada de comidas e bebidas em geral, anunciada no site da Liga SP. O documento enviado no dia 16 de janeiro apontava, entre outras normativas, violações ao Código de Defesa do Consumidor.
“A Defensoria Pública fez essas recomendações visando a garantia do direito básico do consumidor de acesso à cultura, bem como de não ser forçado a adquirir produtos, bens ou serviços aos quais não tenha livre interesse de obter, além de não ser exposto a situação que coloque em risco sua saúde física, psíquica ou seu bem estar”, pontuou a defensora pública Estela Waksberg Guerrini, coordenadora do Nudecon.
O que pode
Agora, será permitida a entrada com alimentos não perecíveis, industrializados devidamente lacrados (exemplo: biscoito, torradas, barra de cereal etc.), frutas cortadas e acondicionadas em embalagem transparente e não rígida, do tipo Zip Lock, num limite de até três itens por pessoa.
A Liga SP também informou que bebedouros com a água potável ao público estarão distribuídos por toda a extensão do sambódromo e, por isso, será permitida a entrada apenas de garrafas e copos plásticos descartáveis, sem tampa. Para garantia da segurança, não será permitida a entrada de garrafas e embalagens rígidas, copos térmicos e latas em geral.
Por redação
Com informações da Defensoria Pública de SP e da Liga SP
Imagem: Comunicação da Liga SP